11.08.2011

Cidadania

Lei do Call Center

Você conhece a lei do Call Center? Hoje em dia, por exemplo, quase todo mundo tem um telefone celular e pode precisar ligar na operadora para resolver algum problema ou até mesmo cancelar a linha. A Lei do Call Center vale pra qualquer atendimento feito via telefone e muitas empresas ainda não se adequaram a esta lei que entrou em vigor em 2008.

Sempre que você ligar para uma central de atendimento, os itens contato com o atendente, reclamação e cancelamento de contratos e serviços devem estar no primeiro menu e o atendimento não pode ser condicionado ao fornecimento prévio dos seus dados. Além disso, quando selecionar a opção “falar com um atendente”, deverá ser informado do tempo máximo de espera. Já a transferência de setores, deverá ser feita em até  60 segundos. No caso de reclamação ou cancelamento, o consumidor NÃO poderá ser transferido, sendo obrigatório que todos os atendentes tenham atribuições para executar essas funções. Faça valer os seus direitos. Se a lei for desrespeitada, dirija-se ao PROCON para apresentar sua reclamação. E quando tiver problemas com empresas de telecomunicação, anote o número do protocolo de atendimento e entre em contato com a ANATEL através do número 1331.