11.08.2011

AS 7 Maravilhas do Mundo Antigo - 4º Lugar

Hoje, as 7 maravilhas do mundo antigo traz o Templo de Ártemis, Deusa grega da caça e protetora dos animais. O templo foi construído em Éfeso, onde hoje é a Turquia. Erguido no século 6 a.C, levou 200 anos para ficar pronto. Entre construções e reconstruções o Templo ficou com 114 metros de largura por 55 de comprimento e 127 colunas no estilo jônico. Dentro do templo ficava a estátua de Ártemis, com 15 metros de altura, feita de ouro, prata e ébano e esculpida com vários seios que simbolizavam a fertilidade. O Templo foi incendiado por um piromaníaco que queria ficar famoso em 356 a.C. e depois de reconstruída foi atacada pelos godos no século 3 d.C. Para se ter uma idéia do que era o templo de Ártemis, o matemático Philon de Bizâncio escreveu “Eu já vi os muros e os Jardins Suspensos da Babilônia, a estátua de Zeus, o Colosso de Rodes, a poderosa obra das grandes pirâmides e a tumba de Mausolo. Mas quando vi o templo de Éfeso chegando às nuvens, todas essas outras maravilhas ficaram à sua sombra”.

Hoje, existem só as ruínas do templo.