15.08.2011

Pacientes com câncer sofrem mais com exposição ao sol

Segundo médicos norte-americanos, pacientes com câncer sofrem mais riscos ao se expor ao sol do que pessoas sem a doença. De acordo com a Sociedade Americana de Oncologistas Clínicos, pacientes com câncer de pele também deve tomar cuidados especiais para proteger a áreas da pele que serão tratadas. As cicatrizes cirúrgicas devem ser cobertas, uma vez que podem escurecer em contato com a luz solar. Pacientes que perdem o cabelo durante o tratamento de quimioterapia devem proteger o couro cabeludo, pois a região é frágil e pode queimar facilmente. O calor elevado também oferece riscos, por essas pessoas estarem mais suscetíveis à exaustão e desidratação, além de aumentarem os casos de vômitos, diarréia e náuseas. O ideal é beber muito líquido ao longo do dia, incluindo a mastigação de gelo para aliviar a secura na boca, e evitar bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína. Comer frutas e verduras também auxilia no alívio dos sintomas.