15.08.2011

Arte plumária indígena

A arte plumária, da cultura indígena, é uma arte muito especial. Existem dois grandes estilos na criação das peças de plumas dos índios brasileiros. As tribos dos cerrados fazem trabalhos majestosos e grandes, como os diademas dos índios Bororo ou os adornos de corpo, dos Kayapó.

As tribos silvícolas como a dos Munduruku e dos Kaapor fazem peças mais delicadas, sobre faixas de tecidos de algodão. Nestas tribos, a maior preocupação é com o colorido e a combinação dos matizes. As penas geralmente são sobrepostas em camadas, como nas asas dos pássaros.

A arte plumária é exuberante e está associada à religiosidade, a beleza e a vaidade, proporcionando elegância e majestade. No cocar estão contidas muitas informações, como o grupo, a faixa etária, posição social e política de seu possuidor.