18.08.2011

Animais

Posse Responsável

Assunto do Dia: Posse Responsável

Para ser um proprietário responsável, de um cachorro ou gato, basta observar alguns cuidados para que os animais tenham uma vida feliz:

Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará do animal nas férias ou durante feriados prolongados.

Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico necessário, etc.

Mantenha o seu animal sempre dentro de casa ou em pátio ou jardim cercado, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa conter o animal.

Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.

Identifique o animal com plaqueta presa à coleira, contendo o nome do animal e o seu telefone. Também é recomendável uma identificação permanente, como o microchip.

Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Dilvulgação de ONG´s e Projetos

Grupo de Proteção Animal Quatro Patas

A Quatro Patas é uma entidade de proteção animal sem fins lucrativos fundada em junho de 2004em Curitiba. Atuana capital e na região metropolitana castrando gratuitamente animais de estimação das pessoas com renda familiar abaixo de R$1.500,00 e educando a população sobre a necessidade da castração e da posse responsável. A Quatro Patas já castrou até junho deste ano 13.341 animais. Em 2011 já somam 2138, sendo 1458 cães e 680 gatos. A ONG aceita associados,  voluntários e doações.

Maiores Informações: http://www.quatropatas.org.br

Frase do Dia:

”Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem… Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida.” – São Francisco de Assis

Para mais informações sobre as Feiras de Animais que acontecem neste fim de semana, acesse: http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/