24.08.2011

Cuidados com os Cães: Alimentação

Por Paulo Malucelli

Filhotes

Filhotes a partir de 45 dias de idade: ração para filhotes certamente é a melhor opção. Existem muitos tipos (secas, semi-úmidas ou úmidas), sabores (carne, frango, carneiro, fígado, etc.) e marcas no mercado. Na primeira consulta, o veterinário recomendará o tipo de ração que você deverá fornecer ao filhote. A quantidade de ração a ser dada varia com a raça e o peso do animal. Os fabricantes de ração, na própria embalagem do produto, fazem a recomendação da quantidade ideal.Mesmo que o filhote rejeite a ração, insista. Não fique tentando oferecer outro tipo de alimento como carne e arroz, isso só vai piorar. Misture ração úmida, em latinha ou sachê, junto com a ração seca para torná-la mais atrativa.

Adultos

Cães a partir de 1 ano de idade: ração para cães adultos: seca, úmida ou semi-úmida, 2 vezes ao dia. Você pode misturar ração seca com ração úmida, seguindo a proporção indicada pelo fabricante.

Dicas:

os filhotes comem3 a4 vezes ao dia quando pequenos;

os filhotes passam a comer menos à medida em que vão crescendo; assim, reduza o número de refeições gradativamente. O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia;

a ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. O excesso de alimentação causará obesidade e inúmeros problemas ao animal;

restos de comida, doces, massas e tudo o que não for prescrito pelo veterinário deve ser evitado, mesmo que o cão goste ou queira comer. O cão que "pede" comida da mesa dos donos deve ser repreendido ou retirado do local das refeições familiares;

mudanças alimentares devem ser feitas gradativamente ou o animal poderá apresentar diarréia;

cães de raças grandes devem ser alimentados 2 vezes ao dia quando adultos. Isto evita que ele coma grandes quantidades de alimento de uma vez e venha a ter uma torção do estômago.

Alimentos que fazem mal e podem até matar seu cão: café, chocolate, doces, cebola, alho, uvas e uvas passas, abacate e ossos cozidos e sal.

Dilvulgação de ONG´s e Projetos

ONG cria 'cãodomínio' para animais abandonados em Caxias do Sul (RS).

A Associação Amigos dos Animais (Soama) abriga aproximadamente 1.500 cães e 300 gatos. Segundo entidade, animais consomem mensalmente 12 toneladas de ração. Os animais vivem em canis e gatis, presos a correntes, em um terrenos de três hectares, localizado na zona rural da cidade. A diretora da ONG Natasha Oselame Valenti diz: “Sabemos que mantê-los acorrentados não é o melhor. Se tivéssemos um espaço maior, teríamos condições de soltá-los, por enquanto isso ainda não é viável”. O município contribui mensalmente com uma verba de R$25 mil. O custo mensal de manutenção da ONG é de R$ 50 mil/mês. O restante do dinheiro é levantado por meio da venda de camisetas, canecas, calendários e doações de particulares. A Associação Amigos dos Animais conta com 9 funcionários e 15 voluntários. Se você quiser saber mais sobre o trabalho desta ONG ou quiser ajudar o site é www.soama.org.br.

Frase do Dia:

”Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações.” – Sigmund Freud