29.08.2011

Dia a Dia

Em 26 de agosto de 1730 nasceu Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, no dia 29 de agosto de 1730. Aleijandinho foi escultor, entalhador, desenhista e arquiteto brasileiro. É considerado o maior expoente do estilo barroco nas Minas Gerais e das artes plásticas no Brasil, não só à época, mas durante o período colonial.

A sua obra compreende desde imagens em madeira e pedra-sabão, matéria-prima tipicamente brasileira, até igrejas. Suas obras são as mais representativas do Brasil colonial, com características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Com aproximadamente quarenta anos de idade começou a desenvolver uma doença degenerativa dos membros que lhe comprometeu gradativamente os movimentos das mãos. Para poder trabalhar, um ajudante amarrava-lhe as ferramentas aos membros. Dessa anomalia em seu corpo causada pela doença veio seu apelido, Aleijadinho.

Aleijadinho morreu em 18 de Novembro de 1814, pobre, e sem amparo. Até hoje suas obras estão aqui para contar os mistérios e a vida das pessoas de Minas da época colonial.