13.10.2011

Teste de QI

Descubra o QI do seu Cachorro

Descubra o QI do seu cachorro

Ele é companheiro, brincalhão e faz a maior festa quando você chega em casa. É seu melhor amigo. Mas é tão inteligente quanto você? Agora é possível descobrir: está chegando ao mercado americano o Pooch IQ, um teste que tem 15 provas desenvolvidas para medir a esperteza canina. Veja como funciona e confira uma versão resumida, que você pode fazer em casa com o totó.

1. O que mede: O raciocínio lógico.

Como é: Pegue uma guloseima e 3 copinhos plásticos. Dê a comida para o cachorro cheirar e coloque- a num dos copinhos. Embaralhe os copos, trocando-os várias vezes de posição, e dê um minuto para o cachorro encontrar o rango.

*** Se acertar de primeira, marca 10 pontos.

** Se errar uma vez, 8.

* Se errar duas vezes, 5.

2. O que mede: A atenção e a persistência.

Como é: O Pooch IQ vem com um brinquedo que tem 4 bolinhas dentro. Tire-as e mostre para o cachorro - elas fazem barulho quando agitadas. Guarde de volta e deixe o brinquedo no chão.

*** Para ganhar 10 pontos, ele precisa arrancar todas as bolinhas em 5 minutos.

** Ficou faltando alguma? Cinco pontos.

* Se o cão não conseguir nenhuma bolinha, 3 pontos.

3. O que mede: A inteligência cinestésica (coordenação motora).

Como é: Pegue uma bolinha de plástico e faça-a quicar. Vá virando quicando a bolinha e atice o cachorro para que ele tente pegá-la.

*** O ideal (10 pontos) é que ele consiga fazer isso.

** Se não conseguir, mas tentar, leva 9 pontos.

* O que não pode é ficar só olhando: 2 pontos.

4. O que mede: A inteligência emocional.

Como é: Saia da sala e volte usando a máscara fornecida com o kit (que deixa à mostra apenas olhos e boca). Fique parado e em silêncio, a 2 metros do cachorro.

*** Se mesmo com a máscara ele conseguir reconhecer você no ato, ganha 10 pontos.

** Se ficar confuso, 5 pontos.

* Se o totó fugir assustado, é burro. E leva 4 pontos.

* Menos de 20 pontos: mais anta do que cachorro.

** 21 a 34 pontos: na média.

*** 35 a 40 pontos: um verdadeiro Einstein na coleira.