08.08.2011

AS 7 Maravilhas do Mundo Antigo

Não se sabe ao certo quem fez a lista das sete maravilhas do mundo antigo. Alguns atribuem ao poeta Antíparo de Sídon, outros acreditam que a lista saiu do livro septem orbis miraculis, escrito pelo grego Philon de Bizâncio. Mas o que importa mesmo é que essas eram as obras artísticas arquitetônicas mais dignas de serem vistas.

A sétima maravilha do mundo antigo foi o Colosso de Rodes, uma estátua gigante do Deus Oriental Hélio, o Deus Sol. Acreditava-se que a estátua de Hélio ficava na entrada do porto de Rodes, com um pé em cada margem do canal. Mas pesquisas recentes mostram que não há provas suficientes que confirmem esse fato, na verdade, uma estátua deveria ter 400 metros de altura para conseguir manter um pé de cada lado do canal. A estátua de 30 metros de altura, provavelmente estava no monte Smith, situado no povoado de Rodes, próximo aos templos e estádios. De qualquer maneira, são apenas suposições de sua verdadeira localização. O colosso de Rodes, considerado a sétima maravilha do mundo antigo, ficou em pé por menos de 60 anos, sendo destruído por um terremoto, e teve seus pedaços reutilizados e, provavelmente, vendidos através dos tempos.