14.10.2011

Curitiba e Região Metropolitana

Metrô em Curitiba pode aumentar tarifa de ônibus

O projeto do metrô em Curitiba pode provocar um grande aumento na tarifa dos ônibus de transporte coletivo. O alerta é do ex-diretor de Transporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o urbanista Lubomir Ficinski. Ele deixou recentemente o cargo de diretor de Transporte do órgão por não concordar com a política adotada por Ducci. Segundo ele, cálculos do próprio Ippuc e da Urbs apontam que o preço da passagem de ônibus terá que subir para mais de R$ 3,00, caso prevaleça o traçado e o modelo defendido pela prefeitura. Isso porque os usuários dos ônibus terão que subsidiar o custo do metrô, já que o sistema será integrado. Segundo Ficinski, o próprio prefeito admitiu que a melhoria do sistema atual seria mais barata e prática, mas Ducci teria desistido dessa proposta e optado por construir o metrô neste traçado por questão política, o que fez o arquiteto deixar o cargo.