21.10.2011

Cultura Exclusiva

Dialetos

Existem mais de 2.700 línguas e outros 7 mil dialetos no mundo. Dialeto é uma variação regional da língua, com diferentes pronúncias, vocabulário ou significado. A Somália é o único país africano em que toda a população fala apenas uma língua, o somali. Existem mais de mil línguas na África.  Os dez idiomas mais falados do mundo atualmente são chinês, inglês, hindu, russo, espanhol, japonês, alemão, indonésio, português e francês. O chinês é falado por quase um bilhão de pessoas. Já o inglês é utilizado como segundo idioma em uma grande área do globo. Cerca de 200 milhões de pessoas falam inglês. Os idiomas se difundem com as migrações. As cinco línguas espalhadas pelo mundo por causa das colonizações são: inglês, francês, espanhol, holandês e português. Em alguns países africanos, o inglês e o francês substituíram os idiomas locais por causa da facilidade didática. Por um longo período, o latim foi o idioma mais falado do mundo. Hoje, A língua oficial da Igreja Católica Romana é cada vez menos utilizada e está prestes a desaparecer.