28.10.2011

Ciência e Tecnologia

Tênis com GPS promete ajudar portadores de Alzheimer

A empresa GTX Corp anunciou um novo dispositivo para ajudar pessoas portadoras do mal de Alzheimer a se tornarem mais independentes. A novidade é um calçado com GPS embutido, que será lançado nos EUA, por volta de US$ 300 dólares (cerca de RS 600 reais). Através do dispositivo localizador integrado ao tênis, familiares podem fazer o download de um aplicativo para smartphone e acompanhar, de qualquer lugar, os passos da pessoa que está usando o sapato. Além disso, é possível traçar no mapa uma "zona de segurança", permitindo ao portador da doença caminhar por onde quiser, sem correr perigo. Ao sair dessa zona, o calçado com GPS aciona um alerta, que automaticamente avisa o celular contendo o dispositivo. O design do sapato se assemelha a um convencional, com exceção de uma pequena elevação perto do calcanhar. Esse não é o primeiro produto voltado para rastrear pessoas que sofrem de Alzheimer.