09.01.2012

Ciência e Tecnologia - Novos robôs

O dinossauro carnívoro Velociraptor foi um ótimo acrobata, usando sua cauda para pousar e fazer manobras aéreas com segurança. Os cientistas que estudam esse dinossauro estão ajudando a criar robôs mais eficientes para diversos fins. Robôs que imitam e tentam representar os Velociraptors estão inspirando uma nova geração de robôs de busca e salvamento.

Pesquisadores criaram um “robô dinossauro” com rodas e com uma cauda de alumínio, e desenvolveram modelos matemáticos que lhes permitiram prever a eficácia de diferentes caudas no equilíbrio dos robôs. O estudo tem potencial para outras aplicações robóticas, como robôs de busca e resgate muito mais ágeis, que podem lidar com os destroços frequentemente encontradosem catástrofes. Robôscom pernas – como os dinossauros robóticos construídos no estudo – também têm maior capacidade de detectar rapidamente riscos químicos, biológicos ou nucleares.