09.01.2012

Cultura - A origem do teatro

O teatro surgiu quando o homem, que era caçador e selvagem, teve a necessidade de dominar a natureza, assim realizava rituais sagrados na tentativa de apaziguar os efeitos da natureza e a fim de harmonizar com ela. Com isso surgem o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva, esse teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas colectivas que abordavam as questões do dia a dia, uma espécie de ritual de celebração.  Com o surgimento da civilização egípcia os pequenos ritos tornaram-se grandes rituais formalizados e baseados em mitos. Estesrituais propagavam as tradições e serviam para o divertimento e a honra dos nobres. Na Grécia sim, surge de vez teatro. A consolidação do teatro, na Grécia Antiga, deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinhoDioniso ou Baco. O primeiro diretor de coro foi Tespis, que foi convidado a dirigir a procissão de Atenas. Téspis desenvolveu o uso de máscaras para representar, pois em razão do grande número de participantes era impossível todos escutarem os relatos feitos pelo “coro”, porém podiam visualizar o sentimento da cena pelas máscaras. Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um "tablado" para responder ao coro, logo em seguida tespis se passou por Dionísio, fingindo que o espírito do deus entrou no seu corpo, e assim, tornou-se o primeiro respondedor de coro. Em razão disso, surgiram os diálogos e Téspis tornou-se o primeiro ator grego.