10.02.2012

Cultura - Alfabeto

Os fenícios decidiram a ordem das letras do alfabeto, mas não se sabe muito bem por quê. Provavelmente, as letras foram colocadas em seqüência aleatoriamente. O que se sabe é que o povo que habitou a região onde atualmente fica o Líbano, entre os anos 1400 e1000 a.C., criou uma série de símbolos muito parecidos com os que usamos hoje, inspirados na escrita egípcia, cujas letras representavam uma idéia. A grande inovação dos fenícios foi fazer cada símbolo equivaler a um som, relacionando o formato do símbolo a um objeto, um lugar ou um animal ao qual se expressavam usando determinado som. A base para a criação da letra “A” foi o hieróglifo egípcio que representava "boi", cujo formato lembrava a cabeça do animal. Assim surgiu o alfabeto fenício, que serviu como base para a maioria dos alfabetos atuais, inclusive o nosso. O fenício inspirou o grego, que por sua vez inspirou o etrusco, que, enfim, originou o romano ou o latino, que é o que usamos. A ordem das letras não mudou, mas novos símbolos surgiram, mesmo depois da criação do alfabeto romano - que nasceu há cerca de 2 700 anos.