10.02.2012

Cultura - Diferença entre português do Brasil e o de Portugal

Você já pensou em quais são as diferenças do nosso português pro português de Portugal? Na verdade as maiores diferenças são fonéticas, ou seja, a forma como se pronunciam as palavras. Mas também existem diferenças na grafia das palavras, como o uso de consoantes mudas, em Portugal, escreve-se "actual" ao invés de "atual", e até no uso gramatical, o português europeu não usa gerúndio, embora ele exista na gramática. O português foi estabelecido como língua oficial do Brasil em 1758, mas nessa época o contato com povos indígenas e escravos africanos já havia alterado a língua falada por aqui. Mais tarde, no final do século 19, chegaram ao país imigrantes europeus e asiáticos, que promoveram novas mudanças na forma de falar do brasileiro. Em outras colônias portuguesas, como Angola e Moçambique, a mistura de povos foi menos intensa e a independência ocorreu há muito menos tempo. Por isso, fala-se um português mais parecido com o europeu, embora também existam sotaques regionais.