18.01.2012

Cultura - origem da expressão \"imprensa marrom\"

A expressão “imprensa marrom” foi inspirada na expressão americana yellow press ("jornalismo amarelo"), que surgiu no final do século XIX a partir da concorrência entre os jornais New York World e The New York Journal pela historia em quadrinhos Yellowkid. A disputa nos bastidores foi tão pesada que o amarelo do cobiçado personagem acabou virando sinônimo de publicações sem escrúpulos. Em língua portuguesa, a expressão teve sua cor alterada no Brasil em 1959, quando a redação do jornal carioca “Diário da Noite” recebeu a informação de que uma revista chamada “Escândalo” extorquia dinheiro de pessoas fotografadas em situações comprometedoras. O jornalista Alberto Dines, preparava, para a manchete do dia seguinte, algo como "Imprensa amarela leva cineasta ao suicídio". O chefe de reportagem do Diário, Calazans Fernandes, achou o amarelo uma cor amena demais para o caráter trágico da notícia e sugeriu trocá-la por marrom. Assim, a expressão ‘imprensa marrom’ originou-se numa denúncia contra a própria imprensa marrom. Além de criar o novo termo, a manchete do “Diário da Noite” contribuiu para o fim da criminosa revista “Escândalo”, fechada logo em seguida.