13.01.2012

Cultura - sexta-feira 13

Segundo a lenda, o azar da sexta-feira 13 prende-se com o facto de Jesus Cristo ter sido crucificado nesse dia da semana, sexta feira. E o número 13 surge associado a Jesus, por causa da última ceia.

Na última ceia, antes da crucificação, Jesus sentou-se à mesa com os seus 12 Apóstolos, logo, ele seria o décimo terceiro à mesa, o número 13.

E alem disso, há uma lenda Nórdica que diz que quando as tribos nórdicas e germânicas se converteram ao cristianismo, a Deusa do Amor e da Beleza, Friga, foi transformada em bruxa.

E diz a lenda que Friga não gostou desta 'humilhação' e que, desde então, todas as sextas-feiras, se junta a outras 11 bruxas e ao próprio Diabo, e que juntos, os 13 se vingam dos humanos rogando-lhes pragas e maldições.