09.01.2012

Saúde - Primeira infância

Os hormonios começam a aflorar antes da puberdade, descobrem dizem profissionais da saúde. Esses profissionais trabalham com o conceito de “meia infancia”, período em que a criança termina de desenvolver a primeira fase do corpo até antes de entrar na puberdade. O período entre a primeira infância e a puberdade representa um significativo desenvolvimento do sistema nervoso. O volume de sinapses cerebrais, por exemplo, alcança um patamar inédito durante esta fase, o que é acompanhado pelo desenvolvimento pleno dos neurônios. É por essa época, também, que os hormônios auxiliadores de atividades cerebrais de um adulto passam a ser produzidos com regularidade. Alguns pontos cruciais da vida de um ser humano também passam por transformações durante esta fase. É na meia infância, por exemplo, que ocorre a troca de dentes. Com a arcada definitiva, a criança amplia seu leque de opções alimentares, e boa parte das produções hormonais sofre influência direta ou indireta por conta disso.